Após
denúncia do Instituto Alana, MP firmou TAC com a fabricante.
A
fábrica de brinquedos Hasbro deixará de vender a partir do ano que vem o jogo
Monopoly Império, denunciado ao MP/SP pelo Projeto Criança e Consumo, do
Instituto Alana.
O
jogo contém logotipos de 22 marcas e é destinado a crianças com mais de 8 anos.
Nele, o jogador negocia grandes marcas como Coca-Cola, McDonald's, Samsung
e Xbox. Vence quem acumular a maior fortuna. Além do tabuleiro, o jogo vem com
peças inspiradas em produtos das marcas citadas, como um saquinho de batatas
fritas do McDonald's e uma garrafa de Coca-Cola.
O
caso teve inicio em abril de 2014 quando o Criança e Consumo identificou abusos
no jogo. Dois meses depois da denúncia, a Promotoria de Defesa dos Interesses
Difusos e Coletivos da Infância e Juventude instaurou inquérito para investigar
a estratégia de comunicação mercadológica da empresa Hasbro.
No
primeiro semestre de 2015, a Hasbro e o MP firmaram um termo de ajustamento de
conduta (TAC) que obriga a empresa a não importar mais o produto, escoar todo o
estoque restante até o próximo dia 31 de dezembro e cessar a comercialização
e/ou distribuição do jogo no Brasil a partir de 2016. Caso não cumpra o acordo,
a empresa poderá ser multada.
A
advogada do Instituto Alana, Ekaterine Karageorgiadis, afirmou que o Instituto
motivou seu pedido por entender que a presença de logotipos de empresas em um
jogo destinado ao público infantil constitui uma comunicação mercadológica
dirigida diretamente à criança, portanto, uma prática abusiva. “Esse resultado
é uma vitória para a infância brasileira."
Fonte: www.migalhas.com.br
http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI230502,11049-Jogo+de+tabuleiro+com+publicidade+infantil+deixara+de+ser+vendido+no
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